domingo, 8 de maio de 2011

                                                     EMISSÕES ATMÓSFERICAS


  Poluente atmósferico é toda e qualquer forma  de matéria ou energia com intensidade e em quantidade, concentração, tempo ou características em desacordo com os níveis estabelecidos em lesgilação, e que tornem ou possam tornar  o ar impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, inconveniente ao bem-estar público, danoso aos materias, à fauna e à flora ou prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade.

   O nível de poluição atmosferica é medido pela quantidade de substâncias poluentes presentes no ar. A variedade das substâncias que podem ser encontradas na atmósfera é muito grande, o que torna difícil a tarefa de estabelecer uma classificação.

    A medição sistemática da qualidade do ar é restrita a um número de poluentes, definidos em função de sua importância e dos recursos disponíveis para seu acompanhamento. Os grupos de poluentes que servem como indicadores de qualidade do ar, adotados universalmente e que foram escolhidos em razão da frequência de ocorrência e de seus efeitos adversos, são:

MP - Material Particulado

   Inclui Material Particulado, PTS - Partículas Totais em Suspensão, Mp10 - Partículas Inaláveis E FMC - Fumaça.
   Sob a denominação geral de "Material Particulado" se encontra um conjunto de poluentes constituídos de poeiras, fumaças e todo tipo de material sólido e líquido que se mantém suspenso na atmosfera por causa de seu pequeno tamanho. As principais fontes de emissão de particulado para a atmosfera são: veículos automotores, processos industriais, queima de biomassa e ressuspensão de poeira do solo, entre outros.

SO2 - Dióxido de  Enxofre

  Resulta, principalmente, da queima de combustíveis que contêm enxofre, como óleo diesel, óleo combustivel industrial e gasolina. Essa substância é uma das principais formadoras da chuva àcida. O dióxido de enxofre pode reagir com outras substâncias de sulfato que também são responsáveis pela redução da visibilidade na atmosfera.
CO - Monóxido de Carbono

   É um gás incolor e inodoro que resulta da queima incompleta de combustíveis de origem orgânica, combustívies de origem orgânica, combustíveis fósseis, biomassa, etc. Em geral, é encontrado em maiores concentrações nos grandes centros urbanos, emitido, principalmente, pr veículos automotores. Altas concentrações de CO são encontradas em àreas de intensa circulação de veículos.

O3 - Ozônio e Oxidantes Fotoquímicos

  "Oxidantes fotoquímicos" é a denominação que se dá a mistura de poluentes secundarios formados pelas reações entre os oxidos de nitrogênio e compostos orgânicos volateis, na presença de luz solar, sendo esses últimos liberado na queima incompleta e evaporação de combustìveis e solventes.





 

Um comentário: